terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cariacica/ES





"Cariacica" é um termo oriundo da expressão “Cari-jaci-caá”, 
utilizada pelos índios para identificar o porto onde
 desembarcavam os imigrantes. Sua tradução é “chegada 
do homem branco”.                                                                                                                        
De origem indígena e com influências das culturas negra e  
européia, Cariacica é a imagem da miscigenação brasileira.
 Segundo os antigos habitantes, o nome surgiu da expressão
“Cari-jaci-caá”, utilizada pelos índios para identificar o porto
  onde desembarcavam os imigrantes. Sua tradução é“chegada do homem branco”.                                   
A cidade reúne o urbano e o rural em plena harmonia e de forma sustentável. O centro urbano abriga grande área comercial e cerca de 95% da população, mas a região rural se estende por uma ampla área do território e é marcada pela diversidade natural, principalmente aos pés do Monte Mochuara.



O “cartão-postal” de Cariacica é o belo Monte Mochuara, que recebeu esse nome por influência da língua francesa. Conta a lenda que quando colonos franceses se aproximaram da baía de Vitória avistaram o monte com aquela névoa em volta do topo e associaram a um lenço,que em francês é “mouchoir”.                              
A imponência do monte, serviu de referência para os viajantes e aventureiros que, nos primeiros séculos do Brasil, percorriam os sertões do Espírito Santo em busca de novas terras e riquezas minerais.                    
Na língua dos índios que habitavam o local, o nome Mochuara quer dizer pedra irmã, mas relatos históricos dizem que quando corsários franceses chegaram à baia de Vitória, a neblina que encobria o monte lembrava um imenso pano branco. Daí a expressão mouchoir, que quer dizer lenço e se pronuncia "muchuá". Do monte descia o Rio Cariacica, que deu nome ao Município.                                                      
A imponência do Mochuara se destaca ao longe. Ao lado do Mestre Álvaro, na Serra, o Mochuara, em Cariacica, é o símbolo do município, como o Convento da Penha é de Vila Velha. Habitat de diversas espécies ameaçadas de extinção, como o araçá do mato, o pau-dalho, o cobi-da-terra, o cobi-da-pedra, o jequitibá e o jeriquitim, sua fauna é composta de beija-flores, pica-paus, lagartos e outros bichos.
O Parque Natural Municipal Monte Mochuara foi tombado como patrimônio histórico-paisagístico em 1992. A formação rochosa possui 718 m de altura e o parque tem 436,18 hectares de Mata Atlântica. O parque abriga espécies vegetais como araçá do mato, pau d’alho, cobi-da-terra, jequitibá  e  jeriquitim. Também é habitat de beija-flores, pica-paus e lagartos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário