terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cariacica/ES





"Cariacica" é um termo oriundo da expressão “Cari-jaci-caá”, 
utilizada pelos índios para identificar o porto onde
 desembarcavam os imigrantes. Sua tradução é “chegada 
do homem branco”.                                                                                                                        
De origem indígena e com influências das culturas negra e  
européia, Cariacica é a imagem da miscigenação brasileira.
 Segundo os antigos habitantes, o nome surgiu da expressão
“Cari-jaci-caá”, utilizada pelos índios para identificar o porto
  onde desembarcavam os imigrantes. Sua tradução é“chegada do homem branco”.                                   
A cidade reúne o urbano e o rural em plena harmonia e de forma sustentável. O centro urbano abriga grande área comercial e cerca de 95% da população, mas a região rural se estende por uma ampla área do território e é marcada pela diversidade natural, principalmente aos pés do Monte Mochuara.



O “cartão-postal” de Cariacica é o belo Monte Mochuara, que recebeu esse nome por influência da língua francesa. Conta a lenda que quando colonos franceses se aproximaram da baía de Vitória avistaram o monte com aquela névoa em volta do topo e associaram a um lenço,que em francês é “mouchoir”.                              
A imponência do monte, serviu de referência para os viajantes e aventureiros que, nos primeiros séculos do Brasil, percorriam os sertões do Espírito Santo em busca de novas terras e riquezas minerais.                    
Na língua dos índios que habitavam o local, o nome Mochuara quer dizer pedra irmã, mas relatos históricos dizem que quando corsários franceses chegaram à baia de Vitória, a neblina que encobria o monte lembrava um imenso pano branco. Daí a expressão mouchoir, que quer dizer lenço e se pronuncia "muchuá". Do monte descia o Rio Cariacica, que deu nome ao Município.                                                      
A imponência do Mochuara se destaca ao longe. Ao lado do Mestre Álvaro, na Serra, o Mochuara, em Cariacica, é o símbolo do município, como o Convento da Penha é de Vila Velha. Habitat de diversas espécies ameaçadas de extinção, como o araçá do mato, o pau-dalho, o cobi-da-terra, o cobi-da-pedra, o jequitibá e o jeriquitim, sua fauna é composta de beija-flores, pica-paus, lagartos e outros bichos.
O Parque Natural Municipal Monte Mochuara foi tombado como patrimônio histórico-paisagístico em 1992. A formação rochosa possui 718 m de altura e o parque tem 436,18 hectares de Mata Atlântica. O parque abriga espécies vegetais como araçá do mato, pau d’alho, cobi-da-terra, jequitibá  e  jeriquitim. Também é habitat de beija-flores, pica-paus e lagartos.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Pico da Bandeira



Pico da Bandeira é o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, como também de toda a Região Sudeste doBrasil



É também o terceiro ponto mais alto do país, com 2.891,98 metros de altitude (medição revista por GPS pelo Projeto Pontos Culminantes do Brasil, do IBGE e do Instituto Militar de Engenharia, em 2004).
                                                       
O Pico está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó, na divisa entre os municípios de IbitiramaEspírito Santo, e Alto CaparaóMinas Gerais. A carta topográfica do IBGE para a região,publicada em 1977, mostra o cume propriamente dito inteiramente dentro do Espírito Santo, a poucos metros da divisa mineira, e alguns serviços de imagens de satélite, como o Google Maps, também o fazem. Entretanto, o Anuário Estatístico do Brasil, também do IBGE, lista o Pico da Bandeira como o ponto culminante de ambos os Estados, sendo esta a posição oficial do órgão. Ainda segundo o mesmo Anuário, as coordenadas do Pico são 20º26'04" de latitude sul e 41º47'44" de longitude oeste.                                                                                                
possui esse nome porque, por volta de 1859, D. Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império no que, na época, era tido como o ponto mais alto e imponente do Brasil.
                                       
Mesmo sendo o terceiro ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira é a mais acessível das montanhas mais altas do país pois existem trilhas muito bem sinalizadas pelo lado do Espírito Santo (Portaria Capixaba na comunidade de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto) e também pelo lado de Minas Gerais (Portaria Mineira em Alto Caparaó), porém, à noite há que se ter muita atenção para não se perder.                           Em alguns pontos das trilhas a sinalização deixa a desejar, e em ambos os lados há entroncamento de trilhas adjacentes.

 













Na primeira realização do percurso, reserve um guia antes; desta forma o passeio é mais seguro.                   Outro ponto importante é que dentro do parque não há restaurantes nem nada do gênero (legislações de parques de preservação tornam a instalação destes muito dificultada), portanto lembre-se de levar comida e bebida, pois lá só tem água.                                                                                                                                                                        Convém levar agasalhos e roupas secas ao subir, pois o suor molha a roupa que estiver usando podendo dar hipotermia quando ela esfriar
.O Pico da Bandeira é um dos pontos mais frios da região Sudeste, sendo possível a ocorrência de neve. As temperaturas no pico chegam a até -10°C, sendo que no inverno as geadas são diárias.
                                                                                                                                                    





































segunda-feira, 10 de junho de 2013

Cachoeira e parque véu de Noiva



O Parque Véu de Noiva está as margens do Rio da Prata sendo o tempo todo presenteado por suas belas cachoeiras. 
No Parque Véu de Noiva, tem diversão para todas as idades. 
Contato com a natureza sem correr riscos. Tudo fica bem pertinho e tem fácil acesso. 
Sombra e água fresca... 
Opções de lazer para as crianças não vai faltar, são trilhas, parquinho, piscinas, toboágua e mais... 







Em meio ao bosque, próximo ao rio, você escolhe onde colocar sua barraca. 
A área do camping é toda gramada e sombreada. 
Contato com a natureza sem correr riscos. Tudo fica bem pertinho e tem fácil acesso. 


Parque (seg á seg) 8:00 ás 18:00 
Restaurante (sab, dom e feriados) 11:00 ás 15:00 
Bar (seg á seg) 8:00 ás 18:00 
Durante a semana é servido almoço mediante reserva. 
Atendimento Telefone: seg à sexta a partir das 8hs, demais dias das 8:00hs às 18:00hs 

Suítes com TV, frigobar, ventilador e interfone. 
Decoradas com muito bom gosto, possuindo ainda varandas panorâmicas com uma linda vista do parque. 





A comida caseira é o principal atrativo do restaurante self-service Véu de Noiva, servida no fogão á lenha e em panelas de pedra, ficando ainda mais saborosa e atrativa. Oferecem serviço completo de bar, com bebidas quentes, vinhos da região, cervejas, drinques, sucos, refrigerantes, vitaminas, salgados, etc